Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4758
Título: A usina hidrelétrica Santo Antônio: reivindicações do direito à moradia
Autor(es): Lima, Daniel Ferro Nobre de
Palavras-chave: Direito à moradia
Usina hidrelétrica
Impactos socioambientais
Data do documento: 21-Dez-2022
Resumo: A construção de hidrelétricas no Brasil compreendeu um contexto histórico desenvolvimentista e impulsionador do avanço tecnológico. Com a construção da UHE Santo Antônio em Rondônia, identificou-se a presença de impactos diretos para as populações que viviam nas proximidades da região de instalação da usina. A percepção documentada de resultados da implementação dessa infraestrutura energética sobre as comunidades locais atingidas demonstrou a necessidade de normas materializadas em medidas procedimentais e protetivas, sobretudo, aos moradores do Assentamento Joana D’Arc I, II e III, percebida através da pesquisa documental indireta. Ademais, através da análise dedutiva, buscou-se a concepção histórica do período de instalação da usina, da região afetada, das consequências da coletivização de direitos individuais no pleito de apreciação isonômica dos afetados e realizou-se a análise dos seus impactos na esfera socioambiental, gerando reflexões com ênfase no direito individual homogêneo à moradia.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles – Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, elaborada sob a orientação do Professor Dr. Victor de Almeida Conselvan
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4758
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL_FERRO_NOBRE_DE_LIMA.pdf701,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador